O nível da água no estuário do Douro subiu cinco centímetros entre as 16:30 e as 16:40 e deverá crescer mais 30 centímetros até às 17:54, hora da preia-mar, segundo as autoridades.
De acordo com Martins dos Santos, do Centro de Previsão de Cheias (CPC),o Douro galgou as margens na Ribeira, Miragaia e Massarelos (lado do Porto), na Marginal, Afurada, Avintes e Oliveira do Douro (margem de Gaia).
À saída da barragem de Crestuma/Lever estão a ser debitados 9.400 metros cúbicos por segundo (m3/s) de água, mais 1.400 m3 do que o necessário para se atingir a fase de emergência.
A Protecção Civil avisou comerciantes e moradores das zonas mais baixas, o que permitiu a retirada ou protecção atempadas de haveres, para evitar grandes prejuízos.
O trânsito no tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, que liga as duas margens do Douro à cota baixa, mantém-se cortado no sentido Porto-Gaia desde a manhã, segundo Martins dos Santos.
O oficial do CPC esclareceu que este corte de trânsito não se ficou a dever a qualquer problema na ponte, mas sim porque, do lado de Gaia, a única saída sem ser em contra mão é pela alagada marginal.