vida

Visita do Papa à Turquia é «boa notícia para o mundo»

O primeiro-ministro português comentou, esta quarta-feira, na Letónia a «delicada» visita do Papa à Turquia. José Sócrates considera a iniciativa de Bento XVI «uma boa notícia para o mundo».

Em conferência de imprensa, no final da cimeira da NATO, em Riga, José Sócrates fez referências à visita de Bento XVI à Turquia e às negociações para a adesão do país à União Europeia.

«A visita do Papa à Turquia é uma boa notícia para o mundo e acho que fez muito bem ao dar um sinal claro de tolerância e diálogo religioso. É muito positivo», afirmou o primeiro-ministro português.

«Esta viagem do Papa à Turquia é um contributo para que entre o mundo ocidental e islâmico haja uma maior aproximação, o que é vital para responder aos novos fenómenos de insegurança e instabilidade no mundo», acrescentou.

Em Riga, na Letónia, José Sócrates comentou também a decisão da Comissão Europeia de propor aos 25 uma suspensão parcial das negociações de adesão da Turquia à União Europeia.

Trata-se de uma resposta de Bruxelas à recusa das autoridades turcas de abrirem os portos e aeroportos ao Chipre que é um dos Estados membros da União Europeia. José Sócrates defendeu a continuação de uma negociação «leal».

«É absolutamente indispensável para que haja uma melhor relação entre o mundo ocidental e os países islâmicos que o diálogo entre a União Europeia e a Turquia se faça e as negociações aconteçam com respeito pela lealdade negocial e sem nenhum preconceito», afirmou.

«A lealdade negocial significa que a União Europeia tendo colocado à Turquia, como colocou a todos os outros, aquilo que considera ser as condições de adesão deve fazer a negociação com base nas mesmas», acrescentou.

José Sócrates manifestou ainda o desejo de que as conversações com Ancara terminem bem e que a Turquia entre na União Europeia.

Redação