vida

Mudanças para outros hospitais só por razões técnicas

O presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Manuel Delgado, admite que alguns hospitais possam estar a encaminhar os doentes com esclerose múltipla para outras unidades de saúde, mas apenas por falta de condições técnicas e não por razões económicas.

A Entidade Reguladora da Saúde denunciou, esta segunda-feira, na TSF a existência de alguns hospitais que recusam tratamento a estes doentes crónicos para pouparem alguns milhares de euros.

A denúncia tem como base dados preliminares de um estudo que o regulador está a fazer e a suspeita surgiu depois de verificada uma taxa muito baixa de atendimento em alguns hospitais a estes doentes.

Manuel Delgado diz-se surpreendido com esta situação, apesar de admitir que algumas pessoas com esclerose múltipla possam não ser atendidas em certos hospitais que não dispõem de serviços de neurologia.

«É evidente que poderá haver hospitais que não têm condições técnicas para os doentes, até porque normalmente são tratados por neurologistas, se o hospital não tem neurologia, admito que o doente tenha que ser transferido para outro hospital para esse tratamento», disse.

«Em princípio não vejo como plausível que o doente deixe de ser acompanhado num hospital por razões económicas. Não faria qualquer sentido e seria muito mau se isso acontecesse», acrescentou.

O responsável garantiu ainda que não conhece nenhum caso em que os hospitais tenham recusado o tratamento a um doente com esclerose múltipla.

Redação