Metade das câmaras municipais ainda não entregaram os seus Planos Municipais de Defesa da Florestas. Contudo, o secretário de Estado das Florestas recordou que a maior parte das autarquias que não fizeram esta entrega estão em locais o risco de incêndio não é tão grande.
Pelo menos metade das autarquias portuguesas ainda não fizeram chegar ao Governo os seus Planos Municipais de Defesa da Floresta, que contemplam os calendários de limpeza das matas, bem como as acções de prevenção junto dos proprietários.
Apesar de esperar outra resposta por parte dos municípios, o secretário de Estado das Florestas sublinha que as autarquias onde o risco de incêndio é maior já entregaram estes planos numa altura em que faltam 20 dias para terminar o prazo já alargado para esta entrega.
Em declarações à TSF, Rui Nobre Gonçalves confirmou que apenas 124 autarquias entregaram estes planos, sendo que, em falta, estão essencialmente municípios da área de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, onde o risco de incêndio não é tão elevado.
«Apesar de o número de câmaras ainda não ser satisfatório, em termos de área do país já temos quase dois terços e isso já é um bom indicador», acrescentou este secretário de Estado.
Rui Nobre Gonçalves assinalou ainda que os produtores florestais, que considerou mais importantes que as autarquias na prevenção destes incêndios, estão a responder muito bem aos programas lançados pelo Ministério da Agricultura, nas áreas da abertura de fontes de água e de aceiros.
O governante adiantou ainda que foi esgotado a 30 de Junho o plafond para prevenção de incêndios para o período de 2000 a 2007.
Com o fim do prazo para a entrega destes planos aprazado para o final de 2006, Rui Nobre Gonçalves lembra que as câmaras que não fazeram esta entrega ficarão menos protegidas contra estes incêndios.
«Em segundo lugar, vão deixar de poder recorrer aos programas públicos de apoio à defesa da floresta contra incêndios. É de todo o interesse das autarquias, dos cidadãos e de todos os portugueses que as autarquias completem rapidamente os seus planos», concluiu.