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Secretário de Estado desmente números da Fenprof

O Secretário de Estado da Educação desmente que existam mais de 2300 de alunos sem educação especial, como anunciou a Fenprof. Já a Fenprof lamenta que não exista comunicação dentro do ministério, porque deu a conhecer todos os casos detectados.

O secretário de Estado da Educação desmentiu «categoricamente» os números apresentados pela Fenprof, que denunciam a existência de mais de 2300 de alunos sem educação especial desde o início do ano lectivo.

«Não é verdade que exista esse ou outro número» porque «todos os casos de crianças com necessidade educativas especiais» que «eventualmente tenham sido detectados» sem acompanhamento desde o início do ano lectivo, têm sido «caso a caso atendidos pelo Ministério da Educação», frisou Valter Lemos.

No Fórum TSF desta quarta-feira, o secretário de Estado da Educação desmentiu assim «categoricamente todos os números apresentados pela Fenprof» e lamentou que a Federação Nacional de Professores não tenha encaminhado os dados recolhidos para o ministério.

«Considero bastante grave que prefira manter as crianças sem acompanhamento» ao não informar o Ministério e, em vez disso, faça «estas acusações», acrescentou.

O coordenador nacional da Fenprof já reagiu a estas declarações, afirmando que todos os dados recolhidos foram comunicados ao ministério.

Vítor Gomes disse à TSF que deu a conhecer estes dados ao secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, acrescentando ter «percebido que entre as secretarias de estado parece não haver comunicação».

«Os dados que a Fenprof tem foram solicitados aos órgãos de gestão e administração das escolas que, neste momento, foram implicitamente também acusados pelo próprio ministério de mentirem e de passarem informação incorrecta», disse ainda o representante da Federação Nacional de Professores.

Os dados em discussão, recolhidos pela Fenprof desde o início do ano lectivo em 46 por cento dos estabelecimentos de ensino portugueses, apontam que 2322 alunos estão sem apoio educativo especializado.

Redação