Uma operação levada a cabo pela PSP em colaboração com outras duas entidades resultou na detenção de 46 pessoas em Lisboa. Excesso de álcool, posse ilegal de arma e de alimentos impróprios e usurpação de direitos de autor foram alguns dos crimes detectados.
A PSP deteve 46 pessoas durante a madrugada desta sexta-feira numa acção conjunta da polícia, com a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica e a Inspecção Tributária, adiantou a subcomissária Paula Monteiro, do Comando Metropolitano de Lisboa.
«Envolveu cerca de 350 agentes e teve duas grandes vertentes: a fiscalização rodoviária», que teve como alvo cerca de mil viaturas, e «por outro lado, a fiscalização a estabelecimentos de diversão nocturna», num número total de 22,, acrescentou.
Numa acção que decorreu em Lisboa entre as 22:00 de quinta-feira e as 7:00 de sexta-feira, integrada na Operação Natal em Segurança foram detectados casos de excesso de álcool, porte ilegal de arma e utilização de documentos falsos de identificação.
Foram levantados 300 autos de ordenação por diversos tipos de infracção, incluindo posse de alimentos impróprios para consumo em diversos estabelecimentos num valor estimado de mil euros e que já foram destruídos.
A usurpação de direitos de autor foi também detectada em cinco discotecas de Lisboa, onde foram apreendidos 2059 CD de música, tendo oito amplificadores e dois computadores que serviam para reproduzir ilegalmente música sido também apreendidos em bares e discotecas da capital.
Nesta operação foi detectado um cidadão portador de bilhete de identidade falso, ao passo que um porteiro que exercia segurança privada numa discoteca foi detido ao ser-lhe apreendido um revólver de calibre .22.
A Operação Natal em Segurança, uma acção de carácter preventivo, teve início a 1 de Dezembro e decorre oficialmente até 2 de Janeiro, contudo segundo o Comando Metropolitano de Lisboa deverá ser estendida até 6 de Janeiro.