vida

Mini-tornado causa «avultados» prejuízos

Um mini-tornado assolou, esta segunda-feira, a vila de Lagoa, em São Miguel, provocando avultados prejuízos, em casas, escolas, viaturas e estradas e ainda alguns feridos ligeiros. Pelo menos duas famílias vão necessitar de realojamento.

Um mini-tornado atingiu, esta segunda-feira, a vila da Lagoa, na ilha de São Miguel, causando prejuízos avultados em moradias, escolas, estabelecimentos comerciais e infra-estruturas públicas.

Os ventos fortes ocorreram ao final da manhã e destruíram telhados e janelas de duas escolas, de algumas casas e instalações comerciais, cerca de uma dúzia de viaturas, contou à TSF, António Cunha, presidente da Protecção Civil dos Açores.

«Houve alguns feridos ligeiros com cortes na face», adiantou António Cunha, afastando a hipótese de feridos graves.

O presidente da Protecção Civil adiantou também que a energia eléctrica esteve cortada até às 14h. A partir dessa hora, «já está normalizada pelo menos nalguns locais», disse.

As entidades competentes estão já a proceder à limpeza da via pública e a tentar perceber quantas famílias será necessário realojar.

Segundo António Cunha, «este ano, praticamente no mesmo local» este foi «o segundo fenómeno desta natureza», no entanto, com «todas as mudanças climatéricas» é possível que se tornem mais frequentes.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, as condições atmosféricas que se verificam desde quinta-feira nos grupos Central e Oriental dos

Açores são propícias a este tipo de fenómeno.

O meteorologista João Fernandes explicou que se formaram nuvens de grande desenvolvimento vertical, com correntes ascendentes e descendentes muito fortes, que poderão ter atingido a superfície e desencadeado «ventos fortíssimos».

A instabilidade do tempo, que também tem registado chuva forte, vai manter-se hoje, adiantou o meteorologista, que prevê uma melhoria a partir da tarde de terça-feira.