vida

Número de casos graves aumentou 114% em 10 anos

Os números da pneumonia em Portugal são alarmantes: no último ano aumentou em cerca de 5,3 por cento o número de internamentos. Nos últimos 10 anos, o aumento de casos graves situa-se nos 114 por cento, avança o Observatório das Doenças Respiratórias.

O número total de pneumonias em Portugal excede os 100 mil casos por ano. Esta e a segunda causa de morte por doença respiratória na Europa.

A semelhança da gripe, também existe uma vacina para a pneumonia, que está a passar ao lado dos portugueses, como explicou à TSF o pneumologista Ramalho de Almeida.

«Existe uma vacina que tem a capacidade de evitar gripes provocadas pelo agente mais frequente que é responsável por cerca de 80 por cento das pneumonias», salienta.

Uma vacina eficaz sobretudo para os grupos de risco, que não são apenas as pessoas com mais de 65 anos, avisa o pneumologista. «Também correm risco pessoas que tem doenças crónicas, que já sofreram enfartes, acidentes vasculares cerebrais, mesmo que não tenham mais de 65 anos», explica.

Ramalho de Almeida, salienta ainda que a vacina não é cara, e que, por exemplo, na vizinha Galiza, é mesmo gratuita.