vida

Detido homem com 46 cartões multibanco "clonados"

Um homem com 46 cartões multibanco "clonados" e que poderá pertencer a uma associação criminosa internacional foi detido, anunciou, hoje, a Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra.

O homem de 26 anos, natural de um país do Leste europeu, foi detido no sábado de manhã, em Celas, Coimbra.

Segundo o sub-director da PJ de Coimbra, Almeida Rodrigues, a detenção ocorreu «na sequência de uma investigação com a Direcção Criminal de Combate à Corrupção e Criminalidade Económico-Financeira, que teve início na altura em que começaram a aparecer os primeiros casos de clonagem de cartões».

O jovem, detido pela presumível prática de crimes de burla informática, referente à "clonagem" de cartões de crédito e de débito «actuava, no sábado, em Santarém, Coimbra e Viseu, suspeitando-se que estejam envolvidos pelo menos três indivíduos».

Para Almeida Rodrigues, com esta detenção «pensamos ter apanhado uma ponta do iceberg».

«Tudo indica que seja uma associação criminosa internacional, com pessoas de Leste, sediada em Espanha», referiu.

O sub-director da PJ de Coimbra explicou que estes indivíduos actuam em duas fases: «na primeira, recolhem os dados para fazerem a cópia dos cartões. Numa segunda, procedem ao levantamento do dinheiro».

Esta investigação, da qual resultou a detenção do jovem de 26 anos, contou com a colaboração das entidades de supervisão bancária.

Foram apreendidos 46 cartões contrafeitos e 2050 euros resultantes de levantamentos fraudulentos, «todos efectuados no sábado».

O homem de 26 anos foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.