vida

Voo cancelado devido a greve de zelo dos pilotos

A greve de zelo dos pilotos da aviação civil, iniciada esta quarta-feira, provocou o cancelamento de um voo da TAP entre Lisboa e Barcelona. O porta-voz da TAP diz que é impossível prever de que forma a greve vai afectar a operação da companhia.

Segundo o porta-voz da companhia aérea, os 64 passageiros do voo que devia partir de Lisboa às 10:40 horas de hoje para Barcelona foram transferidos para o voo seguinte, «porque havia espaço».

Das 50 partidas da companhia previstas para a manhã de hoje do aeroporto de Lisboa, apenas esta foi cancelada, mas «é impossível prever» de que forma a greve de zelo dos pilotos vai afectar a operação da TAP, considerou o porta-voz.

A greve de zelo dos pilotos, que protestam contra o aumento da idade de reforma de 60 para 65 anos, poderá ter algum impacto na operação da maior companhia aérea portuguesa, que reforçou voos durante a época do Natal e Ano Novo, para fazer face ao acréscimo de procura.

«O reforço da operação é decidido quando está garantida a existência de tripulações em número suficiente, mas fica mais apertada para resolver situações de excepção», admitiu a mesma fonte.

A propósito deste protesto, o comandante João Ferraz Mendes, presidente da Associação de Pilotos da Linha Aérea, lembrou à TSF o que se passa noutros países em grandes empresas aéreas, «que permitem que os pilotos abandonem a profissão a partir dos 55 anos».

Sobre o apoio manifestado por pilotos do "Movimento pró- 65", que dizem apoiar o anteprojecto do Governo, João Ferraz Mendes disse estar relacionado com «questões financeiras».