vida

Mais de 200 estruturas à espera de reparação

Mais de metade das pontes, túneis e viadutos que foram inspeccionados entre 2001 e Outubro de 2006, e sobre os quais se concluiu que necessitavam de obras de conservação, ou continuam em obras ou aguardam luz verde para serem reparados. Os dados foram avançados pela Estradas de Portugal à agência Lusa.

Estão a precisar de obras 243 pontes, passagens, viadutos e túneis. Destas estruturas em mau estado de conservação, 131 ainda estão em obras ou à espera que o trabalho seja adjudicado.

Só entre 2005 e Outubro de 2006, o levantamento feito pelas Estradas de Portugal revela que há seis pontes em mau estado e apenas uma foi alvo de obras. As outras cinco, que continuam à espera de reparação são as pontes de Água Fria, em Aveiro, do Criz 1 e 2, na barragem da Aguieira, e as pontes Eiffel, em Viana do Castelo, e Pocinho, em Bragança, sendo que esta ligação está desactivada.

Apesar do cenário preocupante, a empresa Estradas de Portugal salienta que foram tomadas medidas para garantir a segurança das pontes como a restrição à circulação automóvel, o controlo da velocidade e da carga bem como o escoramento temporário das estruturas.

A Estrada de Portugal sublinha ainda que na lista de trabalhos de reparação foi dada prioridade às obras de arte que levantavam maior preocupação.

Desde 2001 e Outubro de 2005, a Estradas de Portugal inspeccionou mais de 1100 pontes, túneis e viadutos.