vida

Homem pendura-se na ponte para defender os sem-abrigo

Um indivíduo pendurou-se, esta quinta-feira à tarde, na Ponte 25 de Abril para defender a causa dos sem-abrigo, causando congestionamentos de trânsito nos acessos Norte e Sul, onde as filas chegaram a atingir 14 quilómetros, disse fonte da GNR.

O homem, que esteve desde as 13:00 pendurado por uma corda na Ponte 25 de Abril, exibia um cartaz em que se lia "Sem amor, sem abrigo".

«O homem que detivemos hoje, por volta das 18:00, já é reincidente neste tipo de situação [é a terceira vez que faz isto]», disse à Lusa fonte da Brigada de Trânsito da GNR.

«É uma pessoa que tem condições de vida, mas vive na rua por opção e faz isto para chamar a atenção para a causa dos sem-abrigo, da qual é um mártir», explicou à Lusa o Capitão Gomes do destacamento de trânsito de Lisboa da GNR.

Esta situação provocou o congestionamento da Ponte 25 de Abril e chegou a causar filas de trânsito com cerca de 14 quilómetros nos acessos Sul e Norte ao tabuleiro da ponte.

O Capitão explicou à Lusa que a situação demorou algum tempo a ser resolvida porque estava em causa a vida de uma pessoa e não só o "caos" no trânsito.

«Uma equipa de resgate foi ao local dar apoio nas cordas, pois havia o perigo de o homem cair ao rio», explicou.

Só ao fim de várias horas é que os polícias conseguiram convencer o sem-abrigo voluntário a desistir do protesto.

O homem foi entretanto detido e será presente sexta-feira pelas 09:30 ao tribunal de Almada.