Os CTT - Correios de Portugal avisam que as greves marcadas para a próxima semana podem provocar uma diminuição da qualidade de serviço e causar incómodos e prejuízos aos clientes.
Em comunicado, hoje divulgado, a empresa informa que foram emitidos por 4 dos 13 sindicatos representados nos CTT pré-avisos de greve que poderão afectar o serviço de correios em todo o País nos próximos dias 27, 28 e 29 de Dezembro.
Os sindicatos convocaram uma greve geral para a próxima quarta-feira, abrangendo a generalidade das áreas da empresa, incluindo Tratamento, Transportes, Distribuição e Atendimento.
Convocam igualmente greves parciais para os dias seguintes(quinta e sexta-feira) nos três turnos das três grandes Centrais de Tratamento de Correspondências do País, nomeadamente Lisboa, Vila Nova de Gaia e Coimbra.
«As datas escolhidas para as greves poderão acarretar prejuízos e incómodos adicionais para a população, uma vez que medeiam entre o Natal e o Ano Novo e sucedem a um dia de dispensa genérica ao trabalho nos CTT (previsto no Acordo de Empresa) - o dia 26 de Dezembro», sublinha a empresa.
Os CTT ressalvam, no entanto, que dada as baixas taxas de
adesão das últimas greves, é «possível admitir a possibilidade de o serviço se manter em níveis próximos do normal em muitas zonas do país».
Em declarações à TSF, António Marques, director de recursos humanos da empresa, disse esperar que não sejam muitos a fazer greve para aliviar o transtorno.
«É possível que pontualmente haja alguns problemas, mas o facto das greves anteriores terem tido baixa adesão, faz com que tenhamos a expectativa de poder assegurar o serviço em todo o país», afirmou o director de recursos humanos.