O movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim critica a comparação feita pelo administrador apostólico do Porto. Na homilia de Natal, esta segunda-feira de manhã, D. João Miranda igualou a Interrupção Voluntária da Gravidez à "roda dos meninos", da Idade Média.
Na homilia de Natal na Sé do Porto, D. João Miranda disse hoje que a interrupção voluntária da gravidez é o regresso «ao tempo dos 'expostos', dos meninos da Roda dos mosteiros da Idade Média», onde eram abandonados os recém-nascidos indesejados.
Uma comparação que, o movimento que defende o Sim no referendo à despenalização do aborto, classifica como abusiva.
«Alguns sectores da igreja estão a aproveitar todos os motivos para fazer comparações que quanto a mim são verdadeiramente abusiva, sobretudo quando nos estamos a preparar para um momento de reflexão [para o referendo ao aborto]», salienta Almerinda Bento, do movimento pelo Sim.
O movimento Cidadania e Responsabilidade lamenta ainda que a igreja se sirva das homilias de natal para fazer passar a mensagem pelo não.
«É lamentável que uma pessoa com uma posição tão elevada na Igreja aproveite o dia de Natal para fazer uma comparação desse tipo», critica Almerinda Bento, do movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim.