O Arquipélago dos Açores vai sentir um agravamento do estado do tempo nas próximas horas, com chuvas fortes e possibilidade de trovoada. O alerta foi lançado pelo Instituto de Meteorologia que prevê que o mau tempo se mantenha até quarta-feira. Para Portugal Continental, os próximos dias devem trazer um aumento gradual da temperatura acompanhado de alguma chuva.
O Instituto de Meteorologia (IM) alertou, esta terça-feira, para um agravamento do estado do tempo em todo o arquipélago dos Açores, onde estão previstas chuvas fortes e possibilidades de trovoadas.
O mau tempo deverá começar a atingir o Grupo Ocidental (Flores e Corvo) ainda esta terça-feira de manhã, com os períodos de chuva forte a estender-se às restantes ilhas até quarta-feira.
Segundo o Instituto de Meteorologia, o agravamento das condições meteorológicas deve-se a uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte, que deverá atravessar o arquipélago durante as próximas horas.
Para Portugal Continental, o tempo também vai sofrer algumas alterações com diminuição do frio e previsão de alguma precipitação, sobretudo no Norte.
Até quinta-feira, a nebulosidade vai aumentar gradualmente acompanhada de uma subida gradual da temperatura, inicialmente nas regiões do litoral mas depois estendendo-se às regiões do interior, explicou o meteorologista Mário Almeida.
Para sexta-feira e sábado, o IM prevê a ocorrência de chuva fraca no Norte e Centro do país.
A partir de 31 de Dezembro, a chuva deverá sentir-se a norte da Serra da Estrela enquanto a Sul, o céu deverá manter-se pouco nebulado.