Política

CDU desafia PS, PSD e CDS a devolverem "freguesias roubadas"

RODRIGO ANTUNES/LUSA

Jerónimo de Sousa desafiou PS, PSD e CDS a devolverem as freguesias extintas em 2013.

Num jantar-comício em Avis, de apoio ao atual autarca da CDU, Nuno Silva, que é recandidato à Câmara Municipal, o secretário-geral do PCP diz que as restantes forças partidárias fazem campanha pela proximidade, mas não se responsabilizam perante a população, porque não estão interessados em devolver as freguesias às populações.

A CDU puxou o tema da descentralização do país num território que é de gestão comunista desde o 25 de abril. Os outros (PS, PSD e CDS), diz Jerónimo de Sousa, fazem da proximidade com a população uma bandeira autárquica, mas na prática, nada fazem por isso. "Falam em mudança e que querem descentralização e proximidade às populações, pois então porque é que votaram contra o projeto de lei, que visava voltar a devolver às populações as freguesias roubadas?".

E por isso, é o próprio Jerónimo de Sousa quem sugere uma pergunta a colocar às outras forças partidárias. "Ouça cá: o que é que pensa em relação à devolução das freguesias? Digam lá como é que vão fazer. Responsabilizem-se perante a população".

Jerónimo de Sousa faz a pergunta e não espera pela resposta: "Não o podem fazer porque não estão interessados na devolução dessas freguesias às populações".

Foi precisamente numa união de freguesias - Alcorrego e Maranhão, que a CDU teve a sua votação mais expressiva em 2013: 64,5% dos votos. Jerónimo de Sousa defende que as freguesias sejam devolvidas à população, tendo feito passar esta mensagem num concelho que é da CDU há mais de 40 anos.

No distrito de Portalegre, a CDU preside duas Câmaras Municipais: Avis e Monforte, onde tem maioria, bem como 17 Juntas de Freguesia. Os principais focos são agora o Crato e Nisa, que foram da CDU durante vários mandatos, mas perdidos nas últimas autárquicas.