Desporto

Um defesa ao ataque: Yeray 2-0 cancro

EPA/Javier Zorrilla

Yeray Álvarez, defesa do Athletic Bilbao, voltou a derrubar o cancro num testículo, o que significa que voltará aos treinos nos próximos dias. Ele prometeu que voltaria a levantar-se 1001 vezes...

-- Quando parece que o derrubaste, levanta-se e voltar a golpear-te, mas tranquilos que esta luta vou ganhar com toda a gente que me apoia e, se tenho de o voltar a derrubar, voltarei a fazê-lo e levantar-me-ei mil e uma vezes (13.06.2017)

Estas foram as palavras de Yeray Álvarez depois de saber da recaída do cancro num testículo. O defesa do Athletic Bilbao prometeu não cair. Não ceder. Até falhou o Campeonato da Europa sub-21, que a sua seleção perderia na final, embora tenha mostrado um grande futebol. Ele seria implacável neste duelo, uma final jogada em duas mãos.

Os colegas do Athletic, o tal clube que só recebe gente com sangue basco, decidiram sensivelmente um mês depois da mensagem rapar as suas cabeças, para mostrar que não estavam apenas ele e a sombra na guerra. "Que saibas que não estás sozinho nisto tudo", disse uma das figuras do balneário. A seguir bateram palmas, sorriram alto e cantaram "Yeray, Yeray", enquanto saltavam e alguém, simbolicamente, lhe arrancava o boné da cabeça, para o jovem sentir orgulho e zero complexo no "hoje" que tinha pela frente, com o "ontem" a aquecer-lhe a coragem. E todos estavam como ele, sem cabelo. Com uma causa.

"Queremos que ele se sinta o mais confortável possível aqui e não fizemos isto apenas pelo Yeray, mas também por todas as famílias que sofrem com esta doença", disse Oscar de Marcos na altura, aqui citado pela BBC.

Yeray jogou 26 jogos na La Liga em 2016/17, ajudando o clube basco a terminar em sétimo lugar. O defesa foi operado em dezembro e regressou ao ativo em fevereiro. Depois, os médicos deram conta de uma anormalidade, em junho, o que levou a novo tratamento.

O defesa faltaria ao tal Euro sub-21, cumpriria os tratamentos e agora o Athletic acaba de anunciar o regresso ao ativo do defesa de 22 anos. "Nos próximos dias [Yeray] receberá alta médica e começará a fase de incorporação progressiva na equipa, ao mesmo tempo que se planificará o seu programa de vigilância ativa", escreveu o clube no site oficial.

Normalmente o hat-trick é bem-vindo no futebol, mas não neste caso. ¿Si, Yeray?

Hugo Tavares da Silva