Política

O fim do "regabofe dos preços do gás", diz Jerónimo de Sousa

EPA/TIAGO CANHOTO

O líder do PCP lembra que a diferença de preço entre Portugal e Espanha ronda os 12euro, com uma botija de gás a custar no país vizinho pouco mais de 14 euros.

Em Sines, em campanha numa autarquia de gestão PS, Jerónimo de Sousa reforçou a aprovação do projeto de lei apresentado pelo PCP, que pretende colocar fim à liberalização do preço do gás de botija.

O projeto de lei foi votado e aprovado na generalidade na passada quarta-feira, com a abstenção do Partido Socialista, e pretende que seja estabelecido um valor máximo a praticar pelas empresas de distribuição. "O projeto de lei do PCP, que acaba com o regabofe dos preços liberalizados de gás de botija, que tem permitido às grandes petrolíferas de imporem preços exorbitantes às famílias, às PME, amealhando lucros escandalosos. Com a aplicação da lei vai ser agora estabelecido um valor máximo, que não pode ser conseguido à custa dos pequenos revendedores", sublinha.

O líder do PCP lembra que a diferença de preço entre Portugal e Espanha ronda os 12 euros, com uma botija de gás a custar no país vizinho pouco mais de 14 euros. "O preço médio de uma botija de 13 quilos em Portugal é de 26 euros, enquanto na vizinha Espanha pouco passa dos 14 euros", esclarece.

O projeto de lei do PCP ainda terá de ser votado na especialidade.