Política

Porto: CDU propõe pelouro do associativismo

José Coelho/Lusa

A candidata Ilda Figueiredo visitou esta manhã uma associação que tem a cargo a limpeza e os jardins duma urbanização com mais de 300 fogos.

Ilda Figueiredo visita o espaço exíguo e muito modesto da Associação Nova Urbanização das Condominhas. Em tempos, dizem os responsáveis, já tiveram muitas atividades, mas com os cortes de verbas por parte da autarquia o essencial do trabalho resume-se agora à limpeza e jardinagem do bairro.

"Ainda mantemos o protocolo com a câmara, que prevê o tratamento dos jardins, abertura de ruas, limpeza. Nem a Suma entra aqui, somos nós que temos a cargo a limpeza da urbanização", explicam.

São competências que fazem parte do protocolo assinado com a câmara e, através do qual, a associação recebe 12 mil euros por ano. A verba, dizem, é claramente insuficiente para uma urbanização que conta com mais de 300 habitações com cerca de 1500 pessoas.

Ilda Figueiredo aproveita a deixa para enfatizar uma das propostas da CDU. "Nós queremos um pelouro do associativismo que trate diretamente com as associações e que dê resposta às suas carências, através dum financiamento. Temos proposto 600 mil euros para apoio às associações, mas tem sido sistematicamente rejeitado", sublinha a candidata.

Um pelouro do associativismo que apoie iniciativas como esta da Urbanização das Condominhas, que fica situada entre os problemáticos bairros do Aleixo e de Pinheiro Torres.