vida

Protesto terça-feira junto às instalações da REN

Moradores dos concelhos de Silves e Sintra afectados pelas linhas de muito alta tensão concentram-se terça-feira, ao meio-dia, junto às instalações da Redes Energéticas Nacionais (REN), em Lisboa, para exigir soluções.

Sérgio Santos, porta-voz da população de Vale Fuzeiros, em Silves, diz que a ideia é pressionar a empresa para alterar a solução apresentada até ao momento.

«O objectivo é pressionar a REN para que considere a nossa proposta de um corredor alternativo entregue no dia 2 de Julho», adiantou Sérgio Santos à TSF.

No mesmo sentido, o porta-voz do Movimento Cívico Nacional, Paulo Lopes, disse à Agência Lusa querer aproveitar uma maior abertura por parte da REN, fruto da «grande pressão que têm sofrido nos últimos tempos», para que se encontrem soluções para alteração dos traçados das linhas de muito alta tensão que percorrem os concelhos de Sintra e Silves.

«Vão passar para a segunda fase da privatização e não querem ver o nome da REN mal visto. Nesse sentido estão um bocado mais moles», sublinhou.

Este protesto junto das instalações da REN, na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa, vem no seguimento de outros dois que no mês de Outubro concentraram centenas de pessoas a exigir a revisão dos traçados.

Paulo Lopes prevê a adesão de 200 pessoas ao protesto organizado pelos moradores de Silves, que contarão com a presença de cerca de 40 moradores do concelho de Sintra, dada a «proximidade» a Lisboa.

Devido à impossibilidade de convocar para terça-feira todos os grupos de moradores que pertencem a este movimento cívico, Paulo Lopes adiantou estar previsto novo protesto para «o final do mês ou início do próximo ano» junto das instalações da REN.

«Vamos convocar um protesto a nível nacional com as populações do país no qual esperamos contar com pelo menos 400 pessoas», disse o membro do movimento.

As linhas de muito alta tensão junto a habitações têm sido muito contestadas por diversas populações de todo o pais, como os casos de Silves, Serzedelo e Sintra.

Decorre no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra uma acção principal interposta pela junta de freguesia de Monte Abraão, Sintra, contra a REN para que desligue o transporte de energia nas linhas que ligam as sub-estações de Fanhões e Trajouce, percorrendo o concelho de Sintra.

Redação