vida

Trabalhadores prolongam greve

Os trabalhadores da Valorsul vão manter a greve por tempo indeterminado. Depois de dia e meio de paralisação, os funcionários da empresa responsável pelo tratamento de resíduos estiveram reunidos esta quarta-feira e decidiram prolongar o protesto.

No plenário ficou decidido prolongar a greve, e o sindicalista Delfim Mendes explicou à TSF os motivos. «Os trabalhadores decidiram continuar a greve porque não existem factos novos, a administração continua sem responder positivamente as nossas reivindicações».

«A greve vai terminar assim que haja um acordo com a administração, ou se os trabalhadores decidirem interrompê-la para marcar outro protesto», explica o sindicalista.

Delfim Mendes explica que os serviços mínimos têm sido cumpridos, mas vão deixar de o fazer. «A fossa central já está cheia de lixo, já não suporta mais lixo, e isto significa que nem sequer o despacho emitido pelo ministério pode ser cumprido, porque a Valorsul deixa de poder receber o lixo dos municípios».

No plenário ficou ainda decidido enviar um grupo de trabalhadores da Valorsul vai à sessão pública da câmara de Loures exigindo que a autarquia, como accionista da empresa, assuma responsabilidades.

«Os trabalhadores decidiram participar na sessão pública de câmara para apresentarem os problemas dos trabalhadores da Valorsul porque a câmara é accionista mas até agora tem-se recusado a receber a comissão sindical», explica Delfim Mendes.

Para já e enquanto a empresa não alterar a proposta de aumentos salariais e se não mantiver os direitos adquiridos, os trabalhadores vão manter-se e greve.

Redação