vida

Médicos juntam-se à greve de dia 30 de Novembro

Os clínicos afectos ao Sindicato Independente dos Médicos convocaram uma greve nacional para o dia 30 deste mês, coincidindo com a greve geral da função pública, segundo um comunicado divulgado esta quinta-feira pela estrutura representativa dos trabalhadores.

A actual política laboral, social e de saúde do Governo é, globalmente, o motivo invocado pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

A paralisação decorrerá entre as 00:00 e as 24:00 do dia 30 de Novembro, de acordo com o pré-aviso de greve.

«Os médicos têm tido uma enorme paciência e educação com este governo, mas a paciência esgota-se e o mau trato, a falta de urbanidade do ministro da Saúde empurraram-nos para esta greve», explicou o líder do SIM, Carlos Arroz, à TSF.

A paralisação deverá abranger todos os serviços de administração central, regional e local e todos os serviços do sector empresarial público e todos os médicos, qualquer que seja a sua carreira, categoria, função ou vínculo jurídico.

Entre as reinvindicações dos médicos encontram-se: aumentos salariais «dignos, justos e reais», direito à contratação colectiva, direito à remuneração efectiva de subsídio de risco e pelo pagamento de horas extraordinárias.

Redação