vida

Ministro avança com queixa contra Ordem dos Médicos

O ministro da Saúde está indisponível para esperar pelo referendo agendado para o próximo ano no qual os médicos vão dizer se aceitam alterar o código deontológico da classe de forma a torná-lo compatível com a nova lei do aborto. Correia de Campos vai mesmo apresentar uma queixa ao Ministério Público contra a Ordem dos Médicos.

Em declarações à TSF, Correia de Campos diz que só vai esperar alguns dias e se o código deontológico não for alterado pela Ordem dos Médicos entrega o caso ao Ministério Público.

«O que prevalece na opinião pública é que a Ordem dos Médicos recusa mudar o seu código deontológico, está no seu direito, eu vou imediatamente participar ao Ministério Público», disse Correia de Campos.

«Se no próximo ano a Ordem dos Médicos decidir mudar o seu regulamento interno, nessa altura será comunicado ao Ministério Público» e o processo ficará sem efeito, acrescentou o ministro da Saúde.

O governante garantiu ainda que este caso não é movido por qualquer tipo de teimosia, mas apenas pelo desejo de cumprimento da lei.

«Eu não tenho qualquer margem para não cumprir a lei, não posso enterrar a cabeça na areia. É uma lei que tem de ser cumprida», sublinhou Correia de Campos.

O ministro lembrou também que a Ordem dos Médicos tem «certos poderes que a ordem pública lhe entrega para poder ter códigos internos de conduta para os profissionais, mas esses códigos não podem ir contra a lei geral».

Redação