vida

PCP questiona ministro sobre atrasos em pagamentos de bolsas

O PCP vai questionar o ministro do Ensino Superior sobre os atrasos no pagamento de bolsas de estudo a estudantes de várias universidades. O deputado comunista Miguel Tiago fala em casos de estudantes das universidades Braga, Setúbal e Évora.

O PCP vai questionar o ministro do Ensino Superior sobre os atrasos não pagamento de bolsas de estudo a estudantes de diversas universidades quando este se deslocar esta sexta-feira ao Parlamento.

Em declarações à TSF, o deputado Miguel Tiago adiantou que há atrasos nos pagamentos a estudantes nas universidades de Braga, Setúbal e Évora e eventualmente em mais locais, muito embora não saiba quantificar quantos casos existem.

«Também já sabemos que nos serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra não está garantida a regularização do pagamento de bolsas», acrescentou este parlamentar comunista.

Manuel Tiago lembrou que esta questão nada tem a ver com «nenhum rasgo de bondade» por parte do Governo, mas sim relacionada com o cumprimento do papel do Estado na garantia do «acesso e gratuitidade do Ensino».

«O que contávamos ouvir é que o Governo se vai empenhar em respeitar os direitos da população portuguesa constitucionalmente consagrados», explicou.

Apesar de não ter «grandes esperanças quanto ao anúncio dessa intenção do Governo», este deputado assegurou que o «PCP responderá na medida quer da denúncia, quer das propostas de alteração do Orçamento de Estado».

Redação