vida

PSP sem comunicações de rádio de cintura

Há sete dias que a PSP do Porto está sem comunicações nos rádios à cintura. O comando metropolitano da PSP confirma a avaria mas garante que não teve efeitos práticos. No entanto, a Associação Sindical afirma que alguns polícias estão a usar os telemóveis pessoais para comunicar.

No Porto, a PSP está sem comunicações rádio há sete dias. Desde sábado que o mais avançado sistema de comunicações, o Tetra, que só existe no comando metropolitano do Porto, está inoperacional.

O sub-intendente Pedro Teles, do comando metropolitano da PSP do Porto, confirma a avaria no sistema mas assegura que não teve efeitos práticos nas acções de policiamento.

«Esta avaria não impede as comunicações mas está a limitá-las. Estamos neste momento sem conseguir fazer o que fazíamos habitualmente mas não está a comprometer as operação, não há qualquer operação cancelada e esta tudo a funcionar com normalidade», avisa.

O comando metropolitano do Porto garante que o programa informático vai ser corrigido mas ainda não há data certa para essa reparação. Os técnicos italianos responsáveis pela manutenção do sistema ainda não têm viagem marcada para o Porto.

Paulo Rodrigues, da Associação Sindical de Profissionais de Polícia, conta que, segundo as explicações que recebeu das chefias, «há dificuldades com software e com as vias de comunicação».

«Isso faz com que muito agentes estejam a usar o seu telemóvel para comunicar o que não devia acontecer», conclui.

Redação