vida

Ciclone pode ter causado entre cinco e dez mil mortos

A passagem do ciclone Sidr pelo Bangladesh pode ter causado entre cinco e dez mil mortos. As equipas de busca e salvamento continuam a ajudar as populações e à procura de sobreviventes, com as autoridades a estimarem que mais de três milhões de desalojados necessitem de água potável e comida.

A passagem do ciclone Sidr pelo Bangladesh pode ter causado entre cinco e dez mil mortos, segundo a estimativa do director do Crescente Vermelho no país.

Abdur Rab diz que, face à experiência que tem dos desastres naturais que têm atingido o Bangladesh, um elevado número de desaparecidos fazem temer o pior.

No terreno, as equipas de busca e salvamento continuam a ajudar as populações e à procura de sobreviventes, com as autoridades a estimarem que mais de três milhões de desalojados necessitem de água potável e comida.

Em declarações à TSF, Nabá Shouldery, do Crescente Vermelho, garantiu que, nesta altura, o grande problema reside na falta de água potável.

«Os esgotos e o mar contaminaram a água potável; por isso, em algumas zonas, está a faltar água de qualidade. No entanto, as equipas de salvamento estão a levar conjuntos de purificação», disse.

«Os alimentos vão decerto faltar. As equipas de apoio vão distribuir ao longo do dia rações de arroz a cinco milhões de famílias contra as 700 mil distribuídas ontem», acrescentou.

Entretanto, as Nações Unidas já prometeram milhares de dólares em ajuda humanitária, os Estados Unidos enviaram ao país dois navios anfíbios com helicópteros e equipamento médico para as operações de salvamento, enquanto que a União Europeia (UE) anunciou uma ajuda de 1,5 milhões de euros.

Redação