A linha de emergência 112 recebeu, em média, 66 chamadas falsas que obrigaram à saída de 25 ambulâncias em vão. Esta situação levou o INEM a lançar uma campanha de sensibilização que começa esta segunda-feira.
A linha de emergência 112 recebeu, em média, 66 chamadas falsas por dia durante o ano de 2007, que obrigaram à saída de 25 ambulâncias em vão por cada dia deste ano.
Por causa destes números, o INEM lança a partir desta segunda-feira uma campanha de sensibilização na televisão e na rádio para tentar baixar o número de chamadas falsas, que foram 24281 em 2007 e que originaram a saída de 8984 ambulâncias.
«Sempre que temos de accionar uma ambulância para uma situação que se vem a verificar falsa estamos a desproteger uma determinada zona e se houver uma situação verdadeira cuja ambulância está ocupada numa situação falsa vamos ter de mobilizar outros meios que vêm de mais longe», explicou o porta-voz do INEM.
Em declarações à TSF, Pedro Coelho dos Santos considerou este tipo de situações como «lamentáveis e que o INEM com esta campanha dar a conhecer às pessoas que uma chamada falsa pode custar uma vida».