vida

Prédio vai ser alvo de escoramento o mais depressa possível (actual.)

O prédio em Setúbal onde se registou, quinta-feira, uma forte explosão de gás vai ser alvo de escoramento imediato, anunciou a Governadora Civil de Setúbal depois da vistoria feita ao prédio pelo Laboratório de Engenharia Civil (LNEC).

O prédio em Setúbal que sofreu uma forte explosão de gás, na quinta-feira, vai ser alvo de escoramento imediato. A decisão foi tomada depois da vistoria e análise feitas à estrutura do prédio pela equipa técnica do Laboratório de Engenharia Civil (LNEC).

«Este escoramento do prédio evitará a preocupação maior que era o receio de haver uma ruptura evolutiva, ou seja, que o peso dos escombros nos pisos superiores do edifícios atingissem uma pressão tal que viessem a pressionar os andares inferiores e afectar a estrutura do prédio», explicou a Governadora Civil de Setúbal, adiantando que o risco do prédio ruir ainda não está posto de parte.

O escoramento do prédio é para ser levado a cabo com a maior urgência. O Mistério das Obras Públicas, o Ministério da Administração Interna e a Secretaria de Estado da Juventude já deram ordens ao Governo Civil de Setúbal e à Câmara Municipal para que faça a adjudicação directa da obra a uma empresa.

A presença de moradores no prédio foi entretanto interdita, perante o perigo da estrutura ruir e porque estão previstos chuvas e ventos fortes para os próximos dias.

Ainda assim, e segundo a Governadora Civil de Setúbal, quem quiser deslocar-se aos apartamentos para reaver algum objecto ou documentos importantes, poderão faze-lo mas sempre sob um termo de responsabilidade e devidamente acompanhados.

Luís Garruto, porta-voz dos moradores, diz que as autoridades estão a atirar as responsabilidades para cima dos moradores, ao exigirem a assinatura de um termo de responsabilidade.

Dos moradores no prédio, 130 já estão inscritos na Segurança Social para acesso a alojamento temporário enquanto durar a obra.

Sobre esta questão, a Governadora Civil garantiu que ninguém vai ser abandonado, adiantando que as Pousadas da Juventude já estão reservadas para receber os moradores do prédio.

Redação