O exército colombiano anunciou esta sexta-feira a captura de três guerrilheiros das FARC que tinham na sua posse vídeos que mostram a refém franco-colombiana Ingrid Betancourt viva, assim como outros reféns capturados nos últimos anos. As imagens serão recentes.
De acordo com o Alto-comissário colombiano para Paz, Luis Carlos Restego, as imagens que mostram Betancourt estão datadas de 24 de Outubro.
Ingrid Betancourt, candidata às eleições presidenciais, foi raptada em Fevereiro de 2002 pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), desconhecendo-se até agora se ainda estava viva, apesar de alguns testemunhos recentes indicarem que sim.
O filho e a irmã de Ingrid Betancourt manifestaram-se felizes e emocionados por saberem que a antiga candidata presidencial se encontra viva.
Nas imagens, Ingrid Betancourt aparece sentada em frente a uma pequena mesa, «bastante magra», «com o cabelo muito comprido» e com uma mão aparentemente «acorrentada», explicou à televisão LCI a irmã da refém, Astrid Betancourt.
O exército anunciou ainda possuir provas de que se encontram vivos outros reféns das FARC, desconhecendo-se se entre eles se conta o luso-americano Marc Gonçalves, 35 anos, sequestrado há cinco anos juntamente com outros dois norte-americanos, Keith Stansell e Thomas Howes.