Um assalto à comunidade Vida e Paz deixa este ano mais pobre o Natal dos sem-abrigo em Lisboa. A associação foi assaltada durante a madrugada e ficou sem grande parte dos produtos doados e que iam ser usados para a festa de Natal dos sem-abrigo.
O armazém da Comunidade Vida e Paz foi assaltado esta madrugada, tendo sido levada grande parte da roupa e comida que estavam destinadas à festa de Natal que a associação estava a preparar para os sem-abrigo de Lisboa.
Ouvida pela TSF, Elisabete Cardoso, uma das voluntárias, explicou que o assalto deve ter levado várias horas, «a julgar pelo volume de coisas que levaram».
Comida embalada, roupa nova doada e centenas de pares de meias novas, recolhidos no âmbito de uma campanha de solidariedade para serem depois oferecidos aos sem-abrigo, foram os itens roubados.
A festa de Natal está marcada para os dias 14, 15 e 16 de Dezembro, na cantina 1 da Universidade de Lisboa mas o assalto deixou a associação numa «posição muito delicada», em especial no que toca ao objectivo de realizar as 4500 refeições quentes a que a associação se propôs.
Sem meios para acudir a todos, Elisabte Cardoso deixa por isso um apelo aos lisboetas: «nós vamos fazer a festa de Natal com os sem-abrigo! Sem duvida nenhuma, a nossa vontade mantém-se inalterada. Mas precisamos muito da ajuda de toda a gente porque foi roubada imensa comida».