Política

PSD: Rio ou Santana? Distritais ainda com poucas certezas

Sara Matos/Global Imagens

No meio da incerteza sobre quantos serão os candidatos à liderança do PSD, Aveiro e Castelo Branco não esconderam as suas preferências.

Numa ronda pelas estruturas sociais-democratas, a TSF encontrou muita gente que ainda espera para ver, mas também dirigentes locais que já fizeram a sua aposta.

É de Aveiro e de Castelo Branco que chegam as posições mais claras. Salvador Malheiro Ferreira da Silva, de Aveiro, apoia Rui Rio, e Manuel Frexes, de Castelo Branco, defende Santana Lopes.

De Aveiro, o apoiante de Rio até vê com bons olhos o surgimento de outras candidaturas, mas considera que como provedor da Santa Casa, Santana está em posição mais frágil para debater com Costa em 2019.

Manuel Frexes tem a opinião contrária e relembra a experiência de Santana Lopes, "um líder testado e experimentado".

Duarte Freitas, do PSD Açores, não diz quem prefere, mas fala em quem desalinha, como Manuela Ferreira Leite ou Pacheco Pereira, dizendo que não apoiaria quem tivesse o aval dos dois.

Nas várias outras distritais que a TSF contactou, ainda ninguém quer tornar público o apoio a qualquer candidato.

Para já, dada como certa só a candidatura de Rui Rio. Pedro Santana Lopes continua a pensar no assunto. Fora desta corrida estão Luís Montenegro e Paulo Rangel.