Anúncio foi feito durante o programa semanal "Domingos con Maduro", no qual o chefe de Estado da Venezuela adiantou que um documento tendo em vista um acordo político está perto de estar concluído.
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, considerou este domingo que o diálogo político entre o seu Governo e a oposição será retomado na próxima semana, quando concluir um documento que significa um progresso de "95%".
"Espero que na próxima semana, como acordámos com a oposição, que se reinstale de novo a mesa de diálogo pela paz e a soberania", assinalou o chefe de Estado no seu programa televisivo dominical "Domingos con Maduro".
O Presidente venezuelano assegurou que o processo iniciado em 13 de setembro na república Dominicana continua, e assinalou que "está a ser redigido um documento" que tem um progresso de "95%".
Em setembro, tinham sido agendadas duas reuniões: uma em Caracas e outra na República Dominicana. Mas no último encontro, na semana passada, os porta-vozes da oposição não compareceram alegando que aquilo que tinha sido exigido ao Governo acabou por não ser cumprido.
A República Dominicana ofereceu apoio político para que governo e oposição da Venezuela possam negociar uma saída para a crise política no país, um processo que é mediado pelo presidente da Republica Dominicana, Danilo Medina, e pelo ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.
A oposição insiste na substituição do regime liderado de Nicolás Maduro, através de uma mudança que defende que deve ser democrática e pacífica.