Desporto

"Mata-mata" entre dois sobreviventes

Guillaume Horcajuelo/EPA

Só a vitória interessa a Portugal, esta terça-feira, frente à Suíça, para a seleção de Fernando Santos assegurar, desde já, a presença no próximo Mundial.

Depois de superar a deslocação a Andorra, a seleção portuguesa enfrenta agora o jogo do tudo ou nada perante uma Suíça que não perde em jogos de competições oficiais há dois anos e que, em qualificações para Campeonatos do Mundo, já pregou algumas partidas a Portugal.

No sábado Portugal venceu no sintético do estádio nacional de Andorra, garantindo que o último jogo da fase de qualificação - a receção à Suíça - será mesmo decisivo visando o apuramento direto para o Mundial 2018.

A seleção portuguesa precisa dos três pontos no jogo desta terça-feira para alcançar esse objetivo, pelo que está obrigada a impor à Suíça a sua primeira derrota em dois anos no que diz respeito a jogos de competições oficiais. São 14 encontros invictos para os suíços - a última vez que perderam foi em Inglaterra, a 8 de setembro de 2015, na fase de apuramento para o Euro 2016.

Além disso, os transalpinos apenas sofreram golos em cinco desses 14 jogos, um total de sete golos concedidos.

É um facto que a seleção portuguesa também possui um registo recente invejável: 13 partidas sem perder (incluindo apenas dois empates), sendo que nos últimos 28 jogos de competições oficiais (em três anos) somente perdeu um, exatamente com a Suíça.

O equilíbrio é igualmente a nota dominante no longo histórico de confrontos entre as duas seleções em fases de apuramento para Campeonatos do Mundo: três vitórias para cada lado e dois empates. Em solo nacional, a equipa das quinas venceu a Suíça nos dois últimos jogos mundialistas (em 1989 e 1993), tendo perdido o primeiro (em 1969).

Apesar disso, deve dizer-se que os desenlaces dessas fases de apuramento conjuntas nunca foram favoráveis a Portugal: foi afastado pelos suíços dos Mundiais de 1938 e 1994, enquanto nos Campeonatos do Mundo de 1970 e 1990 ambas as equipas ficaram pelo caminho na qualificação.