Economia

Venda do Novo Banco "concluída nos próximos dias"

Filipe Amorim/Global Imagens

O Executivo considera que o plano de reestruturação do banco e as medidas aprovadas pela Comissão Europeia vão "garantir a viabilidade a longo prazo" da instituição.

O Ministério das Finanças disse esta quarta-feira que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star será "concluída nos próximos dias", após a Comissão Europeia ter aprovado o plano de reestruturação da instituição.

"Com esta determinação [de Bruxelas], o processo de alienação do Novo Banco pelo Fundo de Resolução à Lone Star estará concluído nos próximos dias", afirmou em comunicado o gabinete liderado pelo ministro Mário Centeno.

O Ministério das Finanças diz ainda que com este avanço no processo está encerrada "mais uma etapa muito importante para a estabilidade do sistema financeiro e para a dinamização da economia portuguesa".

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira, ao abrigo das regras da União Europeia em matéria de auxílios estatais, a venda do Novo Banco à Lone Star.

Contactada pela TSF, a Comissão de Trabalhadores do Novo Banco admite estar preocupada.

"Obviamente que temos algum receio", disse Rui Geraldes, porta-voz da comissão d e trabalhadores.

"Não nos podemos esquecer que o Novo Banco já entrou em reestruturação em novembro de 2015. Já reduziu os quadros em mais de 1.700 trabalhadores e encerrou mais de 150 balcões. A grande reestruturação já foi feita", lembrou Rui Geraldes. Por este motivo, os trabalhadores consideram que fazer ainda mais despedimentos será complicado. "Não estamos à espera que ainda vão reduzir muitos balcões e muitos postos de trabalho", concluiu.