John Snow, presidente da companhia ferroviária CSX, deverá ser o próximo secretário do Tesouro norte-americano, após a demissão de Paul O'Neill. Stephen Fridman será o novo conselheiro de Bush para os Assuntos Económicos.
George W. Bush deverá ter escolhido John Snow (na foto), de 63 anos, para o cargo de secretário do Tesouro, depois de, na sexta-feira, ter anunciado a demissão de Paul O'Neill e do conselheiro do presidente dos EUA para os Assuntos Económicos, Lawrence Lindsey .
A notícia foi avançada, esta segunda-feira, pelo jornal«Washington Post», que cita fontes da administração Bush. No entanto, a Casa Branca escusou-se a confirmar a notícia, adiantando apenas que John Snow - actual presidente da CSX - integra a lista dos potenciais candidatos.
Segundo analistas citados pelas agências internacionais, George W. Bush terá de escolher um secretário do Tesouro com boas relações com o mercado, por forma a relançar a maior economia do mundo.
Por outro lado, salientam os analistas, ao contrário do seu antecessor, John Snow deverá favorecer a desvalorização do dólar para estimular o crescimento e as exportações.
Para além da escolha do secretário do Tesouro, também Stephen Friedman deverá substituir o conselheiro do presidente dos EUA para os Assuntos Económicos, Lawrence Lindsey.
Stephen Friedman é antigo presidente e membro actual do conselho de administração do banco Goldman Sachs, tendo realizado, parte da sua carreira, na companhia de Robert Rubin, secretário do Tesouro na presidência do democrata Bill Clinton.