economia

John Snow deverá ser o novo secretário do Tesouro

John Snow, presidente da companhia ferroviária CSX, deverá ser o próximo secretário do Tesouro norte-americano, após a demissão de Paul O'Neill. Stephen Fridman será o novo conselheiro de Bush para os Assuntos Económicos.

George W. Bush deverá ter escolhido John Snow (na foto), de 63 anos, para o cargo de secretário do Tesouro, depois de, na sexta-feira, ter anunciado a demissão de Paul O'Neill e do conselheiro do presidente dos EUA para os Assuntos Económicos, Lawrence Lindsey .

A notícia foi avançada, esta segunda-feira, pelo jornal«Washington Post», que cita fontes da administração Bush. No entanto, a Casa Branca escusou-se a confirmar a notícia, adiantando apenas que John Snow - actual presidente da CSX - integra a lista dos potenciais candidatos.

Segundo analistas citados pelas agências internacionais, George W. Bush terá de escolher um secretário do Tesouro com boas relações com o mercado, por forma a relançar a maior economia do mundo.

Por outro lado, salientam os analistas, ao contrário do seu antecessor, John Snow deverá favorecer a desvalorização do dólar para estimular o crescimento e as exportações.

Para além da escolha do secretário do Tesouro, também Stephen Friedman deverá substituir o conselheiro do presidente dos EUA para os Assuntos Económicos, Lawrence Lindsey.

Stephen Friedman é antigo presidente e membro actual do conselho de administração do banco Goldman Sachs, tendo realizado, parte da sua carreira, na companhia de Robert Rubin, secretário do Tesouro na presidência do democrata Bill Clinton.

Redação