economia

Reserva Federal mantém taxas de juro

A Reserva Federal norte-americana (Fed) manteve, esta terça-feira, as taxas de juro nos 1,25 por cento. Esta decisão já era esperada pelos analistas.

Após uma forte descida das taxas de juro na reunião anterior - 0,5 pontos percentuais -, a Fed decidiu manter, esta terça-feira, o preço do dinheiro nos 1,25 por cento, o nível mais baixo dos últimos 44 anos.

A manutenção das taxas de juro, que não surpreendeu os analistas, deverá manter-se nos próximos nove meses, de modo a evitar que a maior economia do mundo entre em recessão.

Embora as previsões de crescimento da economia norte-americana apontem para os três e os 3,5 por cento até ao final do ano, a verdade é que a tão desejada retoma teima em não aparecer.

A indústria continua a revelar dificuldades, o desemprego mantém-se elevado e as vendas a retalho voltaram a apresentar valores abaixo do esperado.

Um cenário mais convincente apresentam os serviços e o mercado de habitação, mas a confiança consumidores encontra-se ainda a níveis baixos.

Redação