economia

Portugal Telecom confirma compra

A Portugal Telecom vai comprar a rede fixa de telecomunicações ao Estado pelo valor de 365 milhões de euros. A confirmação foi dada pela PT.

A Portugal Telecom anunciou, esta quarta-feira, a compra da rede fixa e telecomunicações ao Estado, pelo valor de 365 milhões de euros. O negócio foi aprovado na reunião de hoje do Conselho de Ministros, e inclui a venda da rede de telex.

Segundo avançou a operadora em comunicado., o negócio inclui, também, a renda de 2002 da concessão da rede, e que a empresa estima ser de cerca de 18 milhões.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT refere que «acordou efectuar o pagamento antecipado das rendas futuras, nos termos do actual contrato de concessão, em troca da propriedade da rede básica de telecomunicações, da rede telex e da não reversão dos activos afectos à concessão no final da mesma».

A operadora esclarece que, no âmbito desta venda, o Estado vai passar a financiar serviços prestados pela empresa, como o Serviço Móvel Marítimo (cuja exploração será transferida para outra entidade dentro de um ano), o Serviço de Telex e o Serviço Telegráfico., serviços estes que, em 2001, originaram perdas de 6,5 milhões de euros e que passam a ser suportados pelo Estado.

O Serviço de Teledifusão será também financiado pelo Estado em caso de perdas futuras.

Segundo a operadora, o impacto imediato da operação na dívida líquida da PT será de 300 milhões de euros, «tendo em conta pagamento pelo Estado de recebimentos devidos à PT relativos a serviços prestados aos reformados no âmbito do contrato de concessão».

O montante da aquisição era, segundo a PT, «contabilizado como um activo incorpóreo e será amortizado em 23 anos».