O euro subiu, esta sexta-feira, ao valor mais alto desde Janeiro de 2000, a beneficiar da fraqueza do dólar depois de divulgados indicadores económicos desfavoráveis sobre os EUA.
A moeda europeia atingiu, esta sexta-feira de manhã, o valor mais alto face ao dólar, aproveitando o mau momento da moeda norte-americana criado pelos fracos indicadores económicos.
Às 09:00 TMG, o euro seguia a valer 1,0234 dólares depois de, ao início da manhã, ter estado a valer 1,242 dólares, o valor mais alto desde Janeiro de 2000.
De acordo com os analistas, citados pelas agências noticiosas, o dólar está a ser pressionado por vários factores.
Ontem foram divulgados indicadores macroeconómicos nos EUA que voltaram a traçar um retrato pouco animador sobre a maior economia mundial. Apesar da subida, embora ligeira, das vendas a retalho, os pedidos de subsidio de desemprego voltaram a disparar acima da faixa dos 400 mil.
A penalizar a nota verde está, também, a nomeação do novo secretário do Tesouro, com os economistas a especular que, ao contrário do antecessor, John Snow é defensor de uma moeda fraca para impulsionar as empresas exportadoras.
Em 2002, o dólar já acumulou uma perda de cerca de 13 por cento face ao euro. A moeda única tem um máximo histórico face ao dólar nos 1,1837 dólares, fixado em Janeiro de 1999.