economia

Preços no produtor descem em Novembro

Os preços no produtor desceram, em Novembro, nos EUA, a reflectir a queda nos preços da enregia e automóveis ligeiros. Num relatório separado, o inventário de negócios subiu 0,2 por cento em Outubro.

O índice de preços no produtor caiu, em Novembro, nos Estados Unidos, indiciando que a inflação, ao nível dos preços no produtor, está mais controlada do que o previsto.

De acordo com os dados divulgados pelo governo norte-americano, o índice de preços no produtor (preços à porta das fábricas) de Novembro caiu 0,4 por cento, depois de uma subida de 1,1 por cento registada em Outubro.

Esta foi a maior queda desde que, em Maio, o índice caiu 0,4 por cento. Excluindo os preços da alimentação e energia, o índice recuou 0,3 por cento, depois do avanço de 0,5 por cento em Outubro.

A queda dos preços fica a dever-se , maioritariamente, à redução dos preços no segmento Energia, com uma queda de 1,8 por cento, e no segmento dos automóveis de passageiros,. Com uma queda de 3,6 por cento.

Num relatório separado, o Departamento do Comércio norte-americano revelou que o inventário de negócios relativo a Outubro subiu 0,2 por cento, depois de um ganho de 0,6 por cento em Setembro.