economia

Extinção efectiva a partir de 31 de Dezembro

A extinção do IPE será efectiva a partir de 31 de Dezembro. A garantia foi dada pelo ministro da Economia que deixou para o próximo Conselho de Ministros a reposta à questão sobre o que vai acontecer às participações da holding estatal.

A extinção da holding estatal IPE - Investimentos e Participações Empresariais, será efectiva a partir de 31 de Dezembro de 2002. A decisão foi aprovada segunda-feira pela assembleia geral da IPE e anunciada hoje pelo ministro da Economia, Carlos Tavares, à margem de uma conferência organizada pelo The Economist.

Sem avançar detalhes sobre o que vai acontecer às participações que a IPE ainda detém nos sectores da água e da saúde, Carlos Tavares disse apenas que vai entregar na sexta-feira, em conjunto com a ministra das Finanças, o relatório sobre a extinção da holding estatal.

O ministro da Economia esclareceu, no entanto, que no processo de extinção foram salvaguardados todos os interesses, incluído os das pessoas, salientando que a eliminação da IPE põe fim a um dos focos mais resistentes da presença do Estado na economia.