economia

Nova Iorque com começo acidentado

Nova Iorque abriu a sessão em queda ligeira, com os investidores «assustados» pela queda do dólar, a subida do preço do ouro e um aviso de maus resultados por parte da McDonald's.

As acções norte-americanas tiveram um início de sessão acidentado, com vários factores a interromper o ambiente positivo registado na sessão de ontem.

O Nasdaq segue a subir 0,17 por cento para 1402.76 pontos, o Dow Jones desce 0,16 por cento para 8613.21 pontos, o Standard&Poor recua 0,1 por cento para 909.50 pontos.

O euro atingiu um máximo de cinco anos , ao subir acima dos 340 dólares a onça, o que acontece pela primeira vez desde Junho de 1997, a reflectir as preocupações sobre o impacto de uma guerra entre os EUA e o Iraque na economia mundial.

Por sua vez, o dólar desceu ao mínimo de quase três anos, a reflectir o nervosismo dos investidores face à reposta norte-americana, prevista para sexta-feira, em relação aos documentos entregues pelo Iraque nas Nações Unidas sobre o armamento do país.

Entretanto, o preço do petróleo também permanece próximo de máximos de três meses, com a crise na Venezuela que levou à interrupção das exportações de petróleo naquele país.

A nível das empresas, a General Electrics reafirmou as estimativas mais baixas de ganhos para 2002 e 2003, enquanto que a McDonald's baixou as estimativas para os resultados do quarto trimestre, afirmando que espera um prejuízo no período em questão.

Na lista de indicadores económicos hoje divulgados, a inflação subiu 0,1 por cento entre Outubro e Novembro, enquanto que a construção de novas casas aumentou 2,4 por cento no penúltimo mês do ano.