economia

Lisboa ultrapassa média do país

A Região de Lisboa apresenta, actualmente, o poder de compra mais elevado, ultrapassadno a média do país em 47,9 por cento. Já a Região Autónoma dos Açores aparece no fim da lista, muito aquém da média nacional.

A Região de Lisboa, apresenta, actualmente, o poder de compra mais elevado do país, ultrapassando em 47,9 por cento a média do país, com o Indicador per Capita (IpC) a fixar-se nos 147,86 pontos, segundo o estudo sobre o poder de compra concelhio realizado pelo INE.

A Região Autónoma dos Açores aparece em último lugar, com um IpC de 65.14 pontos, face aos 100 pontos que representam a média nacional.

A par de Lisboa, apenas a Região do Algarve, com 108,8 pontos, ultrapassa a média nacional, sendo que as restantes regiões registam valores do IpC abaixo da média do país.

Neste campo, o INE salienta ainda o facto de a Região Autónoma da Madeira já ultrapassar a Região Centro em termos de poder de compra per capita.

Na análise por concelho, o INE comprava que apenas 37 concelhos registam valores acima dos 100 pontos, sendo que «este grupo de concelhos é composto por municípios de natureza eminentemente urbana».

Em termos de percentagem do poder de compra, o IpC aponta para um peso de 38 por cento da Região de Lisboa, no total nacional, logo seguida da Região Norte também acima dos 30 por cento.

Com contributos mais modestos surgem, no Continente, as Regiões do Alentejo (seis por cento) e Algarve (quatro por cento), enquanto que nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores os valores ficam aquém dos dois por cento.