economia

Economia cresce a bom ritmo

A economia norte-americana cresceu a bom ritmo no terceiro trimestre de 2002, impulsionada pelo consumo dos norte-americanos. No entanto, este ritmo deverá abrandar nos últimos meses do ano, segundo as estimativas dos analistas.

A economia norte-americana cresceu a um ritmo mais rápido que o esperado, nos meses do Verão, apesar das preocupações que ainda subsistem por causa do mercado de trabalho e de um abrandamento deste ritmo previsto para os últimos meses do ano.

Segundo os dados definitivos do governo norte-americano, o PIB dos EUA cresceu quatro por cento no terceiro trimestre, em linha com a última estimativa do governo, mas com ligeiras alterações na composição do índice. O consumo aumentou a um ritmo muito mais rápido que o inicialmente previsto, a par de uma subida nas exportações.

O ganho de quatro por cento do PIB surge depois de um ligeiro crescimento de 1,3 por cento, registado no segundo trimestre, e dos cinco por cento verificados nos primeiros três meses do ano.

Perante um crescimento da economia «aos altos e baixos», muitos economistas apontam já para um quarto trimestre com um crescimento menor do PIB, à medida que a maior economia mundial vai recuperando da primeira recessão que atravessou o país, no espaço de uma década.