A praça portuguesa segue a negociar em queda ligeira, a reflectir as descidas da Portugal Telecom e BCP, numa sessão marcada pelo fecho de futuros e pelos receios de uma intervenção norte-americana no Iraque.
A Euronext Lisboa segue em queda ligeira, em contraciclo com as congéneres europeias, com a PT e BCP a negociar abaixo da linha de água e a estabilidade da EDP a travar quedas maiores.
Às 13:30 foi divulgado o PIB nos EUA, relativo ao terceiro trimestre, e que revelou que a economia norte-americana cresceu a um ritmo de quatro por cento no terceiro trimestre, em linha com os dados preliminares avançados pelo governo norte-americano.
Hoje é dia de fecho de futuros, facto que poderá condicionar o fecho da sessão gerando alguma volatilidade nos mercados.
O PSI 20 segue a perder 0,59 por cento para 5886.53 pontos.
Londres sobe 0,18 por cento, Frankfurt segue a ganhar 0,17 por cento, Paris trepa 0,22 por cento, Milão soma 0,76 por cento. Madrid segue em contraciclo a perder 0,34 por cento.
O BCP recua 1,22 por cento para 2,42 euros a reflectir a recomendação desfavorável do Credit Suisse Firts Boston para o papel, de "neutral" para "underperform".
A Portugal Telecom tem acompanhado a congénere espanhola Telefónica nas quedas mas, entretanto, aliviou ligeiramente das perdas. Segue estável nos 6,31 euros.
A EDP também foi alvo de uma renomeação desfavorável por parte do BNP Paribas, que baixou o título para "double neutral" e reduziu o preço alvo para 1,80 euros. Segue estável nos 6,31 euros.
A Teixeira Duarte lidera as quedas da sessão, com uma desvalorização de 2,86 dólares com 0,68 euros, com pouco mais de 16 acções negociadas.