O euro negociou, esta sexta-feira, dentro de uma margem estreita pernate um mercado sem movimento e com os investidores já preparados para as férias de Natal.
Às 17:00 TMG, o euro seguia a valer 1,0267 dólares contra os 1,0258 dólares registados três horas antes e contra os 1,0271 dólares registados no fecho de quinta-feira à noite, em Nova Iorque.
A moeda europeia esteve hoje a negociar dentro de uma margem muito estreita, num mercado calmo em vésperas de férias do Natal, um pouco à semelhança das restantes divisas.
Segundo alguns analistas, citados pelas agências internacionais, os investidores estão contentes com o nível actual da moeda europeia, pelo que será necessário esperar por Janeiro para ver qual vai ser a evolução da moeda única.
Para o período do Natal, os mesmos analistas prevêem uma semana fraca em liquidez, mas ressalvam que o ambiente nos mercados vai estar dependente do desenvolvimento de questões como a tensão EUA-Iraque, o receio de novos ataques terroristas e ainda as declarações do novo secretário do Tesouro norte-americano, John Snow.
Esta sexta-feira foi ainda divulgado o PIB norte-americano, relativo ao terceiro trimestre de 2002, tendo registado um crescimento de quatro por cento em linha com as estimativas iniciais do governo norte-americano.