economia

Subida do euro ajuda a conter a inflação

A subida do euro vai ajudar a conter a inflação na Zona Euro, em 2003. A conclusão é do Governador do Banco de Portugal, que aponta o próximo ano como decisivo para o sistema judicial português.

A valorização vai ser benéfica para a contenção da inflação na Zona Euro, no decorrer de 2003. A avaliação foi feita pelo Governador do Banco de Portugal (BP), e membro do conselho do Banco Central Europeu, numa entrevista à SIC,a ser divulgada na íntegra esta noite.

«O euro está a valorizar-se em relação às outras moedas, particularmente ao dólar, com o euro acima de um dólar, e isso também contribuiu para conter a inflação em toda a área do euro», disse Vítor Constâncio à SIC.

Para Portugal, o governador do BP espera uma descida da inflação em 2003, depois de, em 2002, esta ter sido influenciada pela subida o IVA de 17 para 19 por cento.

Vítor Constâncio admite uma redução da inflação em Portugal em 2003, não só porque o efeito de subida do IVA já estará diluído, mas também pela valorização do euro face às outras moedas e também pelo abrandamento económico.

«O aumento (da inflação em 2002) deveu-se em particular pelo efeito da subida do IVA, mas em 2003 vamos ter um ano mais normal e, também o fraco crescimento que se verificou este ano, vai contribuir para uma redução da inflação», avançou.

O ano de 2003 vai, também ser decisivo para o sistema judicial português, com Vítor Constâncio a defender que ajustamento no equilíbrio das Finanças Públicas, que têm vindo a ser feitos na última metade de 2002, vão ter que continuar no próximo ano.

«É uma fase de ajustamento que tem que continuar no próximo ano, todos temos que compreender isso após os excessos de que todos beneficiaram no passado», disse Vítor Constâncio, estimando que vai ser necessária a «colaboração de todas as entidades responsáveis, empresas com mais inovação, sindicatos com mais realismo, administração pública com mais eficiência, tudo isso é necessário embora com confiança no futuro».