economia

Europa fecha em mínimos de dois anos e meio

As praças europeias encerraram a sessão em mínimos de dois anos e meio, a reflectir as preocupações dos investidores com as tensões internacionais.

As bolsas europeias fecharam a antepenúltima sessão do ano em queda, com os principais índices a cair para mínimos de dois anos e meio e a maioria dos sectores a registar perdas entre 2,5 e cinco por cento.

As seguradoras registaram a pior performance, acompanhadas de perto pelas tecnológicas e telecoms.

A sessão foi dominada pelos receios gerados por novos focos de tensão militar. Depois do Iraque, a Coreia do Norte poderá desencadear um mal-estar com o Governo norte-americano depois de ter revelado que iria expulsar os inspectores da ONU do seu território.

Segundo operadores, as quedas foram ampliadas pela fraca liquidez, devido ao Natal e Fim de Ano, com o volume de negócios a descer para cerca de um quarto do que é normal.

Londres caiu 2,86 por ceto para 3829.4 pontos, Paris recuou 2,25 por cento para 3011.83 pontos, Milão cedeu 1.96 por ento para 17404 pontos, Madrid perdeu 2,55 por cento para 6081.3 pontos. Frankfurt que fecha mais tarde, segue a cair mais de quatro por cento.