economia

Poder de compra dos portugueses vai baixar

O ano de 2003 vai ser uma mau para os consumidores portugueses. Segundo o jornal «Público», a perda no poder de compra, que já se sentiu este ano, vai agravar-se ainda mais no próximo ano.

O ano de 2003 vai ser um mau ano para os consumidores portugueses que vão ver o seu poder de comprar baixar e muito.

De acordo com o jornal «Público» deste domingo, as previsões económicas para o ano que se aproxima, a taxa de crescimento real do consumo privado, que representa quase 63 por cento do PIB, deve deslizar para valores muito próximos do zero.

Os mais penalizados vão ser os que trabalham por conta de outrém e os que vivem de pensões de reforma.

Os indicadores são claros quanto à perda do poder de compra. Logo a 1 de Janeiro, os portugueses vão sentir na pele, por exemplo, mais caro vai estar o gás, a electricidade, água e também as rendas de casa.

Os maiores aumentos vão para as portagens, principalmente para quem utiliza a ponte Vasco da Gama, as portagens vão aumentar 5,7 por cento.

As portagens da ponte 25 de Abril vão aumentar 5 por cento, enquanto nas restantes portagens da Brisa a subida não vai além dos 3 por cento.

Para além de todos estes aumentos, o desemprego vai também aumentar, ou seja, a confiança das famílias portuguesas está ao nível da recessão de 1993.

O consumo privado vai ter também um crescimento próximo do zero, segundo o Governo.

Além de tudo isto, a conjuntura internacional não ajuda e tudo indica que os Estados Unidos vão mesmo avançar com uma guerra contra o Iraque, resultando consequências directas para a economia mundial com o agravamento do preço do petróleo.