Computadores Linux ou dispositivos com Android 6 estão mais vulneráveis a uma nova falha de segurança.
A mais recente ameaça a pairar sobre computadores, telemóveis, tablets e tudo o que tenha sinal Wi-Fi chama-se Krack Attack.
Foi encontrada uma falha de segurança que permite a hackers criarem uma falsa rede Wi-Fi, 'mascarada' de forma a que os equipamentos pensem que se estão a ligar, como habitualmente, à rede correta.
A rede falsa é capaz de obrigar os equipamentos a comunicar por uma forma menos segura e assim obter acesso ao tráfego que está a circular via Wi-Fi. Números de cartões de crédito, palavras-passe... fica tudo à mostra.
A vulnerabilidade afeta quase todos, sejam computadores com Windows, Linux, MacOS ou telemóveis com Android.
No entanto, quem tem o Windows 10 em dia tem menos com que se preocupar. Pouco depois de ter sido revelada a falha de segurança, a Microsoft anunciou que da sua parte o assunto estava tratado. Já está publicada uma atualização de segurança que 'tapa' esse buraco.
Pior está quem tem um computador Linux ou um telemóvel ou tablet com o Android 6. Pela forma como funcionam com o Wi-fi, são esses os dois sistemas operativos que estão mais em risco.
A Apple ainda nada disse quanto a datas para resolver o problema, nem se os iPhones estão muito vulneráveis.
Já a Google admitiu que pode demorar algumas semanas até que a maior parte dos fabricantes de telemóveis Android produzam as respetivas atualizações de segurança.