Segurança

Ministro alerta para "queimadas e comportamentos de risco"

Judith Menezes e Sousa

Estão previstas temperaturas altas para os próximos dias. Eduardo Cabrita garante reforço de meios no terreno mas apela à prevenção de todos.

Com o termómetro a subir neste fim de outubro, o novo ministro da Administração Interna avisa que "a prevenção é responsabilidade de todos: estruturas nacionais, bombeiros, autarcas e populações".

"Face às indicações para os próximos dias, apelaria aos portugueses para que haja um escrupuloso respeito pelas regras de segurança. Que não se realizem queimadas, que não sejam praticados quaisquer comportamentos de risco" avisa Eduardo Cabrita, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.

O Governo garante que, no terreno, vai haver mais agentes da GNR e elementos das Forças Armadas.

"Da nossa parte, estamos a reunir todos os meios disponíveis, com o reforço da presença dissuasora e preventiva da Guarda Nacional Republicana, com uma presença no terreno das Forças Armadas, em estreita articulação com os municípios das áreas de maior risco".

Tanto o ministro como o secretário de Estado asseguram que têm estado "em contacto" com os autarcas das zonas de maior risco.